Área do Cliente

Usuário Senha
Notícia

 

IR cuidado com golpes virtuais

Nesta época do ano, atenção especial é dada à declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Os brasileiros com renda anual que obriga a prestação de contas têm de enviar o documento à Receita Federal até o dia 30 de abril. Mas, além de se preocupar com deduções, contribuições, rendimentos, extratos, entre outros, é preciso estar atento para não ser vítima de fraudes online.

Deve-se ter cuidado pois criminosos podem disseminar programas falsos ou mesmo links com malwares, que se passam pelo programa de declaração oficial.

Apague qualquer mensagem suspeita. O principal golpe usado pelos criminosos nessa situação é o "phishing", prática por meio da qual tentam obter informações confidenciais com o uso de e-mails ou mensagens instantâneas que parecem originárias de uma fonte confiável.

Não forneça informações pessoais, pois os golpistas podem se passar por agentes da Receita Federal ou contadores e entrar em contato por e-mail ou telefone a fim de obter informações pessoais.

Arquivos digitais como declarações anteriores, informes bancários e outros documentos usados na declaração devem ficar protegidos contra invasão. Procure usar ferramentas que exijam dupla autenticação para acessar esses arquivos como senhas e biometria.

Os informes e extratos enviados pelas instituições financeiras via correio nesta época podem ser alvo de ladrões que buscam informações sobre os contribuintes. Prefira receber todos os extratos por e-mail para eliminar a papelada que vem por correio e que pode ser interceptada. Dessa forma, evita-se também o uso desnecessário de papel.

Neste ano, a Receita Federal liberou o aplicativo m-IRPF para o contribuinte fazer e enviar a declaração pelo smartphone ou tablet. Além dos cuidados habituais com os dispositivos móveis, como proteção com senha e solução de segurança instalada, é fundamental que o usuário utilize apenas o aplicativo oficial da Receita Federal, evitando baixar qualquer outro relacionado a esse fim como o de calculadoras.

Certifique-se de que o computador ou dispositivo móvel utilizado para o envio da declaração não esteja infectado ou comprometido. Atualize o sistema operacional e o navegador e mantenha uma solução de segurança instalada para proteger não apenas de vírus, mas de hackers e de outras ameaças virtuais.

Agenda de Impostos

Vencimentos Dezembro/2018

Dia Imposto
14 PIS PASEP COFINS
20 IRRF - IOF
24 PIS PASEP COFINS
28 IRPF- CSLL
31 DME - DOI
Havendo vencimentos com data no final de semana ou feriados, o FGTS e GPS/INSS antecipar os pagamentos e os demais impostos consultar nossos departamentos responsáveis.
Newsletter

Rua Uruguai, 1402 | Centro | Loja 3
Passo Fundo RS | 99010-112