Área do Cliente

Usuário Senha
Notícia

 

Rossetto participa de reunião na Receita Federal

Presidente da FEDERACONRS, Sergio Rossetto, participou de reunião com delegado da Receita Federal, regional de Passo Fundo.

Representantes de entidades dos profissionais da contabilidade promoveram reunião com o delegado da Receita Federal em Passo Fundo, Gerson Luiz Graef, com objetivo de encontrar formas de melhorar atendimento para organizações contábeis e contribuintes em geral. Participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Contabilistas, Ricardo Chiodelli; o delegado do CRCRS, Paulo Salvador e o presidente da FEDERACON/RS, Sergio Luiz Rossetto. Também esteve presente o auditor fiscal Claudio Morello.

As lideranças ligadas aos contabilistas relataram ao delegado Graef, dificuldades encontradas no atendimento da Receita, tanto dos escritórios contábeis quanto dos contribuintes em geral. As principais reclamações dizem respeito à demora do agendamento online, que em alguns casos pode chegar até 15 dias. Seguido são observadas filas em frente à delegacia de Passo Fundo e o atendimento por telefone é demorado e muitas vezes não conclusivo.

Para muitas pessoas que reclamam, um novo sistema estaria dificultando o acesso dos contribuintes aos serviços da Receita. Algumas pendências que poderiam ser resolvidas em poucos dias chegam demorar um mês.

O delegado Gerson Luiz Graef, relatou que, assim como nas demais unidades da Receita no país, a delegacia de Passo fundo enfrenta dificuldades com o número reduzido de servidores. A jurisdição da delegacia de Passo Fundo abrange 108 municípios e possui 21 auditores distribuídos da seguinte forma: 8 em Passo Fundo, 4 Carazinho, 5 em Erechim e 4 em Lagoa Vermelha. Conforme ele, isso representa 40% da lotação necessária que a delegacia necessitava ter. Outro fato agravante é que muitos auditores estão se aposentando e por isso é necessário esperar por nomeação de novos concursados.

Atualmente um concurso está em andamento na Receita Federal e deverá nomear nos próximos meses 200 auditores e 750 analistas em nível de Brasil, mas para Passo Fundo não há previsão de nenhuma nova nomeação.

Graef destacou que instituição realiza dois tipos de atendimentos: o presencial e o virtual.

Para ter acesso ao atendimento presencial é preciso realizar o agendamento no site www.receita.fazenda.gov.br e clicar em agendamento eletrônico. O atendimento será marcado, inclusive com hora, podendo a data variar entre um e 15 dias, dependendo da demanda.

Já o sistema virtual é realizado por meio do Certificado Digital, em que cerca de 95% dos serviços da instituição estão disponíveis na internet. Ele explicou que contadores, por exemplo, podem obter a procuração eletrônica de seus clientes e ter acesso aos serviços sem precisar se deslocar até a sede da Receita Federal. “Os sistemas foram implantados para otimizar o tempo de espera dos contribuintes e organizar o atendimento”, explicou.

Em Passo Fundo a delegacia vinha mantendo o plantão fiscal, mas verificou-se que 70% das questões eram referentes ao atendimento e apenas 10% duvidas de legislação, objetivo do plantão. O delegado disse que muitas vezes são recebidas ligações de outras regiões e até de outros estados.

Ao final da reunião foi definida a realização de três encontros entre auditores da Receita Federal e profissionais da contabilidade durante este ano de 2013. As datas dos encontros e os temas a ser abordados, serão definidos nos próximos dias. Nestas reuniões, que deverão ocorrer a cada trimestre, os profissionais da contabilidade poderão esclarecer dúvidas mais freqüentes em suas ações com clientes.

Agenda de Impostos

Vencimentos Dezembro/2018

Dia Imposto
14 PIS PASEP COFINS
20 IRRF - IOF
24 PIS PASEP COFINS
28 IRPF- CSLL
31 DME - DOI
Havendo vencimentos com data no final de semana ou feriados, o FGTS e GPS/INSS antecipar os pagamentos e os demais impostos consultar nossos departamentos responsáveis.
Newsletter

Rua Uruguai, 1402 | Centro | Loja 3
Passo Fundo RS | 99010-112